top of page

Áreas de atuação para redator

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Em que áreas um redator pode atuar? Te conto um pouco mais aqui.



Redação SEO

É famosa pra caramba, ganhou muita relevância na última década e hoje, é a área mais popular entre os redatores. É onde atuamos produzindo conteúdos otimizados para posts de blogs. Todo conteúdo voltado para SEO é pensado e escrito para os mecanismos de busca. Nessa área, os elementos trabalhados são:

  • Keywords: as palavras-chave buscadas pelos usuários.

  • Ir direto ao ponto: parágrafos curtos que facilitam a leitura rápida e descomplicada.

  • Palavras de transição: conectam as ideias, dando ao texto fluidez.

  • Links: criar conexões externas e internas, com outros conteúdos relacionados, através de links.

Mas, de novo: é preciso estudar para dominar as técnicas de otimização para gerar resultados produtivos.

Copywriting

É a técnica do momento e tem atraído muitos profissionais pra esse mercado. É uma técnica de escrita agressiva, persuasiva, focada em convencer mesmo. Seja a comprar, a baixar um conteúdo, a preencher uma pesquisa. É bem voltada para acionar gatilhos nas personas com quem estamos falando (ou queremos falar).


Inbound Marketing

A função dele, que é o novo queridinho do mundo do marketing, é despertar desejos através da produção de conteúdo. E aí, um Universo se abre e pode acontecer através de muitos canais (e essa diversidade é tão boa de trabalhar!): blogs, redes sociais, e-books, e-mail marketing, revistas digitais....


Redação publicitária

Por último e por onde comecei, a redação publicitária. Uma área totalmente voltada para divulgar campanhas, marcas e empresas. Além de despertar o interesse, o redator publicitário tem outras duas funções: definir uma linguagem próxima, que estabeleça um vínculo com aquele consumidor e ser muito objetivo ao mesmo tempo em que encanta. Os redatores que atuam em publicidade escrevem para:

  • revistas e jornais

  • banners e outdoors;

  • folders e flyers;

  • redes sociais;

  • blogs e e-commerces.

Tem muita área e muito espaço. E mais ainda pra quem se dedica e estuda. Tem muitos cursos no mercado. Centenas deles, online. Muita coisa ruim, é verdade. Mas, muita coisa boa também. Se destaca quem tem disciplina, foco e adivinha o que mais? Co-nhe-ci-men-to. :)

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page