top of page

Dicas para usar o Chat GPT com eficiência

Atualizado: 17 de abr. de 2023


Passada aquela fase em que todo mundo achou que ia perder o emprego, passou da hora de os redatores começarem a entender a profundidade do que essa tecnologia pode nos trazer. Por aqui, tenho testado de várias formas no dia a dia. Um título aqui, uma legenda ali, uma sugestão que pode ser aprimorada acolá. Em nenhuma das vezes daria pra usar o texto exatamente como recebi. Um texto durinho. Sem ginga. Sem construção de história. Sem nenhum borogodó. De um lado, o recurso é maravilhoso, não há qualquer dúvida sobre isso. Agiliza a vida, ajuda nos momentos de falta de inspiração, dá aquele help incrível quando a ideia praquele título bendito, não vem de jeito nenhum. Do outro, me pego tentando entender como lutar contra o fato de que essa ferramenta pode nos colocar em um lugar muito cômodo (quase preguiçoso), se a gente não ficar atento.

Encontrar essa medida – como em tudo na vida – é essencial. Porque a verdade é que o chat GPT não vai encher um texto de emoção, a ponto de levar alguém às lágrimas. Ele também não vai conseguir colocar em textos precisos e fluidos, contextos atuais ou cenários políticos.

Tecnicamente ele é muito bom. Comandado por um humano ele é sensacional. Então, redatores e produtores de conteúdo, a ideia é olhar para esse recurso como uma maneira de aprimorar o processo de escrita e otimizar o trabalho, ao invés de ficar pensando qualquer outra bobagem.


Bom. Pra começar a entender, 5 dicas importantes de uso do Chat GPT:

>> Para gerar ideias de tópicos: está faltando ideia para montar o planejamento de conteúdo do mês? O Chat GPT pode ser uma excelente fonte de inspiração. Peça que ele escreva sugestões relacionados a um determinado assunto e veja o que vem. Por aqui, as sugestões já se tornaram pautas bem legais.


>> Para estruturar os rascunhos iniciais: o Chat GPT é um ótimo aliado para elaborar rascunhos iniciais sobre os temas. Experimente explicar o que você precisa com informações detalhadas, como: escreva um artigo de até 300 palavras sobre o desmatamento na Amazônia em 2022. Com o resultado, você tem um bom ponto de partida, aquela primeira estrutura que pode começar a ser lapidada.


>> Para melhorar um texto: use o Chat GPT para aprimorar a gramática e estilo de escrita. Tente inserir o seu texto no Chat GPT e peça sugestões para melhorar a clareza, a coesão e a concisão do conteúdo.


>> Para resumir, traduzir e analisar: isso mesmo. É possível pedir que o Chat GPT faça resumos, traduções e até análises de documentos prontos. Agora, essa funcionalidade é na versão paga.


>> Para melhorar o SEO: pois é! O ChatGPT tem outra utilidade que muito me agrada: criar conteúdo otimizado para SEO. Você dar pra ele uma palavra-chave principal e pedir que ele te ajude com ideias a essa palavra-chave. Outra coisa: ele pode criar títulos, subtítulos e parágrafos – tudo “pensado” para atender as demandas de SEO.


Com esas primeiras ideias, já dá pra ter noção do quanto o Chat GPT vai impactar nossas vidas daqui pra frente. Não? 😊





35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page