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O bom conteúdo constrói relacionamentos.



Conteúdo como construtor de relacionamentos

O conteúdo constrói relacionamentos. É um fato. E isso acontece porque quando ele é bom, proporciona uma verdadeira experiência para o consumidor. Aliás, vale lembrar que, se em algum momento falar em conteúdo foi falar sobre transmitir um dado ou dar uma informação a alguém, isso não corresponde mais ao nosso cenário atual.

Hoje, conteúdo é o rei da selva humana e até quem não percebe, não vive sem ele. Essa semana, conversando com um Senhor em uma entrevista de profundidade, perguntei a ele: “Onde você se informa de maneira geral? Onde você consome conteúdo?” E ele me disse: “Eu não vejo quase nada. Um filme ou outro de vez em quando. O que faço é ver no Youtube como consertar uma peça do equipamento, como fazer um reparo. Isso tem tudo lá e a gente aprende muita coisa. Mas, consumir conteúdo, assim, não. Então, é isso: até quem não percebe (ou simplesmente não sabe) não vive sem conteúdo.


E para quem ainda acha que conteúdo é post, e tem que ser feito porque o brasileiro passa 90 horas por semana na internet, uma boa notícia: ainda dá tempo de perceber que não. Que o conteúdo tem função de construção de relacionamento. E te mostro logo abaixo:


Como o conteúdo cria relacionamentos?

  1. Comunicação eficaz: pra começar, o conteúdo permite que as pessoas se comuniquem de maneira clara e eficaz. Quando a gente compartilha conteúdo relevante e interessante, estamos transmitindo informações, conhecimentos e ideias de forma organizada e estruturada. E isso pode contribuir a estabelecer uma base sólida para a comunicação e promover um diálogo significativo, o que é fundamental para a construção de relacionamentos.

  2. Compartilhamento de valores: através do conteúdo podemos compartilhar valores e crenças de uma pessoa ou organização. Quando esse conteúdo ressoa com os valores de outra pessoa, cria uma conexão emocional e fortalece os laços. Compartilhar valores é importante na construção de relacionamentos duradouros, porque cria confiança e afinidade.

  3. Conexão emocional: um bom conteúdo, feito para a persona certa, desperta emoções nas pessoas. Seja através de histórias emocionantes, humor, empatia ou inspiração. O fato é que quando as pessoas se conectam emocionalmente a um conteúdo, a chance de ela se conectar com a pessoa ou organização por trás desse conteúdo é gigante.

  4. Demonstração de expertise: pra terminar, o conteúdo também pode ser usado como forma de demonstração de expertise e conhecimento. E é simplesmente incrível compartilhar com as pessoas o nosso conhecimento, os assuntos que a gente de fato domina e que, de alguma maneira, pode ajudar outras pessoas. Quando o caminho é esse, tendo constância, clareza e disciplina, podemos nos tornar autoridades naquele determinado assunto. E as autoridades são fontes confiáveis de informações - o que também é essencial na construção de relacionamentos de confiança.

  5. Valor agregado: conteúdo bom fornece valor agregado. Ponto. Seja através de educação, entretenimento ou solução de problemas, pouco importa. Quando compartilhamos conteúdo útil e relevante, estamos contribuindo com a nossa audiência. E isso cria uma percepção positiva e fortalece os laços.


O consumidor atual quer mais do que comprar. Quer se relacionar com as marcas que consome. Quer ser ouvido. Quer ter voz. E isso só acontece quando há relacionamento.


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