top of page

Como prospectar trabalho no Instagram?


Que o Instagram é a rede queridinha do momento, todo mundo sabe faz tempo. Lá em 2010, quando tive o primeiro contato com a rede, ela era um app de compartilhamento de imagens bonitas. Ponto. Um lugar pra gente sonhar, admirar, se inspirar e mostrar um pouco do nosso olhar para o mundo. Poucas eram as fotos de pessoas. O que se via era uma timeline repleta de flores, paisagens, céus e lugares. A selfie nem tinha ganho nossos corações.


Hoje, o Instagram é muito mais que isso e já funciona, inclusive, como um bom lugar para prospectar clientes, expor portfólios e compartilhar conhecimento. Aliás, recursos como as enquetes, servem - de fato - para estreitar o relacionamento e aproximar consumidores e marcas, facilitando o acesso de um para o outro.


Pra quem tem poucos recursos para investir em anúncios, começar no trabalho orgânico é o caminho - e presta atenção: dá pra começar a trilhar uma bonita e consistente trajetória sem muita grana para fazer os patrocinados. Claro que assim, “na raça”, o esforço é maior e precisa de mais tempo para aparecer. No entanto, é possível criar essa estrutura sólida com um bom planejamento, clareza e consistência. Anota essa palavra pra vida: consistência. Ela é a mãe do resultado. :)


Bom! Isso dito, bora, falar de como, nesse nosso mercado, podemos usar o Instagram para

buscar novo clientes e jobs?


  1. Pra começar: crie um perfil profissional onde irá compartilhar sua trajetória, mostrar projetos autorais e escrever sobre seus trabalhos. Você também pode usar esse espaço para postar um pouco sobre você (e isso é até positivo, porque gera proximidades), mas não perca o foco. Esse é o perfil genuinamente profissional. Mesmo com uma linguagem informal e leve, o que importa é não perder de vista a essência de página corporativa.

  2. Seja claro e objetivo nas informações da BIO: e em poucas palavras e com muita clareza, faça desse perfil um lugar onde quem chega, encontra o que precisa. Por isso, use bem os destaques para mostrar trabalhos, falar sobre você, deixar seus contatos ou ter um clipping. Além disso, escolha bem as informações que irão na sua BIO: ali é o lugar ideal para links de portfólio, telefone de contato, etc.

  3. Pesquise perfis para seguir, mas tenha critério: escolha perfis que façam sentido com o seu trabalho e que você possa ajudar com os seus serviços. Vale seguir empresas, projetos, marcas, influenciadores.

  4. Use as hashtags corretas nos posts (e pra isso, pesquise!). Além das hashtags mais usadas para aquele conteúdo ou assunto que você está abordando, crie sempre uma # proprietária, que tre identifique, e não esqueça dela em todos os seus posts.

  5. Compartilhe mais do que trabalhos: divida com seus seguidores o seu conhecimento. Para se tornar um especialista,e virar autoridade em um assunto é essencial compartilhar conhecimento.

  6. Use os recursos do Instagram para se relacionar. Enquetes, interações nos comentários e inbox, troca. Estabelecer uma conversa com o seu cliente (ou o potencial cliente) é necessário.

  7. Seja frequente e constante com as postagens em sua rede social profissional. Mesmo que o momento não seja de muito trabalho,escolha pautas que te agradam e produza os seus conteúdos.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page